Informação da Publicação

Título O Facebook nas campanhas de PAICV, MpD e UCID para as eleições legislativas de 2021
Autor(es)
Palavras-chave
comunicação política
comunicação eleitoral
redes sociais
Data 2023
Resumo
As redes sociais conquistaram uma particular importância nas nossas vidas, tornando-se ferramentas indispensáveis de comunicação interpessoal, mas também empresarial, institucional e política. Esta relevância foi particularmente notada durante a pandemia de COVID-19, altura em que os contactos estavam particularmente limitados, levando os partidos a aproveitarem as vantagens oferecidas por estas plataformas, como forma de compensar as restrições existentes. O Facebook, por ser a maior rede social, com um alcance global, tem, neste particular, especial relevância.
As adaptações a que todos estivemos sujeitos foram significativas. Em Cabo Verde, o período da pandemia ficou marcado pela realização de eleições, nomeadamente para o parlamento. Este trabalho analisou a forma como três partidos políticos cabo-verdianos – PAICV, MpD e UCID – comunicaram com os eleitores através das suas páginas de Facebook, durante o período oficial de campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2021.
Conclui-se que os partidos políticos utilizaram de forma significativa e regular as suas páginas oficiais, como forma de comunicar com os eleitores. As estratégias seguidas demonstraram a existência de pontos comuns, mas também particularidades de partido para partido, nomeadamente ao nível do tom usado nas publicações, tipo de conteúdo publicado e origem dessas publicações.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/17iu-pgKNDj7Mw4VgmaCSXQR0Q5UQ2SM4/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro