Informação da Publicação

Título Ansiedade Fóbica e o Transtorno Obsessivo-compulsiva, e o seu Impacto na Vida do Paciente
Autor(es)
Palavras-chave
Ansiedade
Ansiedade Fóbica
Obsessão-Compulsiva
Perturbações Emocionais
Avaliação Psicológica
Intervenção, Prevenção
Promoção da Saúde
Data 2019
Resumo
Na sociedade contemporânea em que estamos inseridos a ansiedade é um dos maiores males que acomete o indivíduo, pois são tantos os afazeres e responsabilidades que assumimos e, em meio a este contexto está a nossa estrutura subjetiva que em muitos momentos não está preparada para absorver toda essa carga de compromissos.
A ansiedade é uma resposta normal ao stress, à preocupação ou sentimentos de ameaça, mas quando se torna grave, duradoura ou proporcionalmente desadequada as circunstancias, passa a ser considerada uma perturbação de ansiedade. Ao afetar o humor de uma pessoa, os seus pensamentos e comportamentos, uma perturbação de ansiedade pode tornar difícil conseguir lidar-se com a vida quotidiana quer em casa, no trabalho ou mesmo em momentos de socialização.
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é considerado como sendo um distúrbio psiquiátrico de ansiedade que submete os portadores a lidarem constantemente com sérias obsessões e compulsões. As manifestações dos sintomas do distúrbio muitas vezes surgem logo na infância e geralmente muitas pessoas crescem sem ter conhecimento sobre seu real diagnóstico, o que causa várias adversidades e muitas dificuldades na vivência dos portadores.
Neste relatório serão apresentados detalhadamente apenas dois dos casos, sendo que o primeiro caso trata-se de uma paciente com o diagnóstico de transtorno de ansiedade fóbica e o segundo caso trata-se de uma paciente com ansiedade de pânico.
Tipo Monografia Licenciatura - Relatório
URL https://drive.google.com/file/d/1_ngfbKMgVZnjAd4y_E73WvjR1O340rnq/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro