Informação da Publicação

Título O Processo de adesão de Timor-Leste à ASEAN: a perceção dos estudantes universitários em Timor-Leste
Autor(es)
Palavras-chave
Integração regional
Globalização
Desenvolvimento
Timor-Leste
ASEAN
Data 2021
Resumo
O presente trabalho, conducente à conclusão do curso de Licenciatura de Ciência Política c Relações Internacionais, procurou-se analisar a questão de adesão de Timor-Leste à ASEAN. Esta adesão comporta um dos maiores desafios do país e para o seu processo de desenvolvimento no contexto regional neste inicio do século XXI, considerando que a integração representa a estratégia mais acertada de inserção de Timor-Leste no contexto regional e global e é condição necessária para uma economia mais competitiva e uma participação mais dinâmica no processo de globalização. No contexto da globalização nenhum estado pode competir sozinho, muito menos as economias mais frágeis e os pequenos estados.
Procura-se indagar até que ponto, a integração regional constitui um processo com contornos essencialmente politicos e económicos, ilustrando o processo de adesão de Timor-Leste à ASEAN. Tentamos perceber a natureza efetiva e a utilidade da pertença do país à região, averigua-se que se trata de uma vantagem em termos económicos, ou de uma vantagem estratégica global para o pais, ou se uma conjugação de fatores e condicionalismos mais variados. Esta pesquisa foi levada a cabo mediante uma pesquisa baseada em documentos, coleta de dados e artigos cientificos.
Neste ámbito, pretendeu-se estabelecer o quadro teórico de referência, com base nos autores que abordam quer a problemática da integração regional, quer a integração do bloco da ASEAN, especificamente, para depois entrar na experiência timorense, propriamente dita. nas questões mencionadas na literatura relevante acima mencionado.
Foi adicionalmente aplicado um inquérito por questionário a estudantes universitários em Timor-Leste, com o objetivo principal de aferir a perceção dos inquiridos sobre o processo de adesão de Timor-Leste na ASEAN, pretendendo conhecer quer o nivel de informação, quer a avaliação que os estudantes timorenses têm ou fazem do processo. Através do questionário, é possível inferir que os estudantes tém um grau considerável de informação e fazem uma avaliação positiva do processo de adesão de Timor ao Bloco do Sudeste asiático.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito