Informação da Publicação

Título O Controlo de Stock e a Satisfação do Mercado de Distribuição: O Caso da Químicas Cintila, Lda
Autor(es)
Palavras-chave
Logística
Gestão de Stock
Satisfação do Mercado
Data 2020
Resumo
As inovações e as melhorias nos processos de suporte á logística, têm sido eficientes na procura da redução de custos que visam garantir maior competitividade. Operacionalmente a gestão de stock permite economias na produção. Alguns autores consideram mesmo que o objetivo que se pretende atingir com a gestão de stock, é atingir sempre o stock zero. Porém, a taxa de consumo dos produtos não é totalmente previsível, e o lead time de reabastecimento pode variar, ocasionando atrasos na entrega.
Assim para se proteger destes efeitos inesperados, as empresas dimensionam o stock em função de uma probabilidade aceitável de falta de produto em stock. Com isso, compreende-se facilmente a importância da gestão de stock numa empresa. Considerando a influência do controlo de stock no eficaz abastecimento do mercado, procurou-se pesquisar a respeito da contribuição que o controlo de stock tem na satisfação do mercado de distribuição e a empresa escolhida para o estudo foi a Químicas Cintila, Lda.
Neste sentido, e para concretizar este trabalho científico, optou-se por uma pesquisa exploratória, com base em dados bibliográficos e documentais, com recurso ao estudo de caso, suportado com base no tratamento dos dados obtidos através de um questionário direcionado aos clientes do mercado de distribuição dos produtos da Química Cintila em São Vicente e bem através de uma entrevista junto do Gerente da Químicas Cintila. Dos resultados obtidos podemos constatar que a empresa em estudo, apesar de algumas lacunas no seu controlo de stock, não provoca muitos problemas no abastecimento do mercado e foi ainda possível perceber que os clientes estão satisfeitos com o controlo de stock implementado na Químicas Cintila, Lda.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito