Informação da Publicação

Título O Caráter Criminógeno das Prisões e o Impacto no Processo de Ressocialização e Reintegração Social dos Ex-Reclusos
Autor(es)
Palavras-chave
Prisão
Reincidência
Adaptação a prisão
Sociedade
Fator criminógeno
Reinserção social
Data 2021
Resumo
Este trabalho tem como foco a problemática da prisão como fato criminógeno e o impacto que o mesmo pode ter no processo de ressocialização e reintegração dos ex-reclusos.
O presente trabalho tem como objetivo central, descobrir se as prisões estão a desempenhar os seus propósitos ressocializadores ou estão a aumentar a problemática da reincidência exercendo influências negativas sobre os ex. reclusos. Para a pesquisa de campo, o estudo foi realizado na população de ex. reclusos reincidentes da ilha de São Vicente, através da utilização do método qualitativo usado em Ciências Sociais, que envolve técnicas e procedimentos para interpretação e compreensão de problemas da realidade social.
Com o estudo pode-se concluir que a prisão não estar a desempenhar a sua função ressocializadora o que podemos constatar diariamente com as entra e saídas de presos na cadeia, presos estes com várias passagens pela mesma.
Com as entrevistas pode-se averiguar que os ex-reclusos já estão familiarizados com a prisão. A prisão vem sendo uma segunda casa para os reclusos, visto que, pelo que pode-se constatar pelo estudo que os ex. reclusos com várias passagens pela prisão, já adaptam com maior facilidade ao encarceramento, já não tem mais medo de voltar a reincidir.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1Q6OmqrK9KQ3MmYFdpCHbUOSDBDUfcHcY/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro