Informação da Publicação

Título Factores Desencadeantes da Delinquência Juvenil nos Jovens da Comunidade de Ribeira Bote
Autor(es)
Palavras-chave
Fatores de risco
Delinquência juvenil
Família
Data 2021
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem enfoque na temática dos Factores Desencadeantes da Delinquência Juvenil nos Jovens da Comunidade de Ribeira Bote e emerge no âmbito de conclusão da licenciatura em Criminologia e Reinserção Social na Universidade do Mindelo. Sendo a Delinquência Juvenil um problema social, mas também, de saúde pública na maioria dos países, pelas diversas consequências negativas derivadas dos respetivos factores desencadeantes, nomeadamente consumo abusivo do álcool e outras drogas com danos por vezes irreversíveis a nível, físico, psicológica e social, adotou-se como objetivo principal, conhecer a problemática que envolve os factores desencadeantes da delinquência juvenil e apontar propostas de soluções.
Desta experiência espoletou a necessidade de refletir sobre a temática da Delinquência Juvenil, a escala global do ponto de vista teórico, considerando ideias de autores conceituados nesta linha de raciocínio. A nível do trabalho de campo o estudo tem enfoque num universo constituído por jovens residentes na Zona de Ribeira Bote que enveredaram pelos caminhos da delinquência, sendo a amostra escolhida com base em critérios de inclusão e exclusão.
A nível da metodologia utilizada para recolher os dados relevantes neste contexto optou-se por um estudo qualitativo com base em uma entrevista com recurso a aplicação de guiões de entrevistas dirigido aos utentes. Nesta sequência realizou-se a análise e interpretação dos dados recolhidos, utilizando a análise de conteúdos aconselhada por Bardin onde se obteve resultados significativos o que possibilitou conhecer e compreender as causas e consequências que desencadeiam tal ato.
Para tal observou-se que existe uma variedade de factores de risco individuais, comunitários e familiares que permitem o desencadeamento da delinquência, também se observou que a falta de oportunidade de emprego para os jovens, o uso abusivo de drogas ilícitas também contribui para a incidência de tal ato. Sendo assim se propõe a criação de estratégias ocupacionais de modo que os jovens possuem objetivos pessoais assim como profissionais e por esta via minimizar as taxas de incidência dos atos delinquentes.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/11A7LKvQBY2yadbUCPgjl8X87yifMDCjW/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro