Informação da Publicação

Título Conciliação Entre Vida Profissional E Familiar Na Ilha De São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
Trabalho
Família
Género
Articulação vida profissional e familiar
Data 2021
Resumo
Nas últimas décadas, o mundo atual tem demonstrado que as sociedades passam por transformações profundas das estruturas sociais a grande dimensão, provocando mudanças na organização do trabalho e da vida familiar, ganhando diversas formas, de acordo com os contextos e lugares.
O grande aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho teve um impacto definitivo na reformulação familiar, tanto no setor público como no setor privado, com consequências muito significativas nas formas de articulação entre a vida profissional e familiar. Tanto o padrão do homem provedor foi posto em causa, como as formas atuais de divisão familiar de trabalho indicam desigualdades entre os casais e a evolução do modelo de duplo emprego.
Esta investigação analisa a problemática da conciliação entre vida familiar e trabalho na sociedade São-vicentina, vergando-se propriamente sobre as estratégias que os indivíduos utilizam, tendo em conta três agentes: o Estado, a família e a empresa.
A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se na análise documental de âmbito qualitativo e quantitativo e a técnica de recolha de informação em entrevistas de tipo semi-diretivo, a dez casais, casados ou vivendo maritalmente, com filhos e que trabalham e um inquérito dirigido as empresas.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1h6bifPLlfCxTBQ7SfRtZuKXX7152XKIX/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro