Informação da Publicação

Título O Papel do Ortoptista nos Cuidados de Saúde Primários: O Caso da Delegacia de Saúde de São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
Cuidados de saúde primários
Saúde visual
Ortoptista
Data 2020
Resumo
O primeiro contato que o individuo tem com o sistema de saúde deve ser feito no âmbito dos cuidados de saúde primários. Em São Vicente, estes cuidados estão diretamente ligados a Delegacia de Saúde da ilha que é a sede desses cuidados. Apesar de ter uma equipa multidisciplinar composta por profissionais diversos neste estabelecimento, verifica-se a inexistência de profissionais especialistas na saúde da visão.
Sabendo que este sentido desempenha um papel crítico em todas fases da vida, é importante prevenir doenças que a afetem e promover os devidos cuidados a ter com ela. Cuidar da saúde ocular exige a participação do ortoptista, que caracteriza-se por ter total autónomia, competência para promover e prevenir alterações visuais, fazer o controlo da deficiência visual, organizar e realizar ações de sensibilização e educação para a saúde visual, aplicar protocolos de rastreios, resolução ou referênciação de casos onde este profissional pode criar critérios de priorização, fazer uma referenciação de qualidade levando a melhoria da qualidade de vida da população e diminuição dos custos em saúde nesta ilha.
Assim sendo, sentiu-se a necessidade de desenvolver este estudo com objetivo geral, de analisar a percepção da equipa multidisciplinar da Delegacia de Saúde de São Vicente sobre a necessidade do ortoptista na rede de cuidados primários de saúde. Trata-se de uma investigação exploratória, descritiva e qualitativa em que recorreu-se a entrevista semiestruturada para a recolha de informações, onde fez-se entrevistas a cinco elementos da equipa multidisciplinar da Delegacia de Saúde de São Vicente.
Da análise das informações recolhidas, nota-se que os profissionais demonstraram ter pouco conhecimento acerca do conceito de ortóptica e das funções prestadas pelos ortoptistas.
Porém verifica-se que esses apontaram para diversas vantagens e melhorias que o ortoptista trás para o primeiro nível de atenção em saúde, tanto na acessibilidade dos utentes aos cuidados primários de saúde da visão, como na diminuição dos custos em saúde levando a melhorias na qualidade de vida da população. Nenhum entrevistado afirmou ver desvantagens da participação do ortoptistas nos cuidados primários e todos declararam ser necessário a sua colaboração. Conclui-se que é fundamental a colaboração do ortoptista nos cuidados de saúde primários da visão, logo é necessário ter ortoptistas na rede destes cuidados em São Vicente.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1Eihl54y5DTVMmFs0cPjdDaaj-tqobd-B/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro