Informação da Publicação

Título O Impacto da Cirurgia da Catarata na Acuidade Visual: Estudo Pré e Pós – operatório
Autor(es)
Palavras-chave
catarata
acuidade visual
ortoptista
Data 2019
Resumo
A catarata, condição associada à degeneração progressiva do cristalino, resulta numa diminuição da acuidade visual (AV) de longe e de perto. Esta causa de cegueira reversível é muitas vezes relacionada com a idade, mas outros fatores, nomeadamente ambientais, metabólicos, traumáticos ou infeciosos podem estar envolvidos.
Trata-se de um problema de saúde pública devido ao grande número de pessoas com a doença, o qual aumenta a cada ano. Por outro lado, sabe-se que a área cirúrgica se encontra em grande expansão e com isso surgem novos desafios e oportunidades para o Ortoptista, no sentido de complementar intervenções, melhorar a qualidade do serviço prestado e ainda colmatar as crescentes necessidades da população.
O principal objetivo deste trabalho foi verificar o impacto da cirurgia da catarata na AV dos pacientes do Hospital Agostinho Neto (HAN), através de um estudo observacional prospetivo longitudinal, tendo como amostra 100 pacientes, num total de 118 olhos operados pela técnica de facoemulsificação. A recolha de dados teve como base a consulta de arquivos de pacientes do Serviço de Oftalmologia do HAN, operados à catarata no período compreendido entre os meses de Março e Maio de 2018.
Usou-se como critérios de inclusão pacientes sujeitos a cirurgia de catarata, pacientes com o seu arquivo completo, contendo toda sua história oftalmológica. Por outro lado foram excluídos do estudo todos os pacientes que, da sua história clínica, não constavam dados como AV pré- operatório ou pós-operatório e pacientes previamente submetidos a cirurgia ocular.
A amostra de estudo foi composta por um total de 118 olhos operados. Destes 118 olhos, 43 pertenciam a pacientes do género masculino (36,4%) e 75 a pacientes do género feminino (63,6%); quanto à etiologia da catarata foi encontrada uma grande variabilidade, sendo que 91 olhos (77,1%) apresentaram catarata senil, 19 (16,1%) catarata metabólica, 6 (5,1%) catarata traumática e 2 (1,7%) catarata congénita.O resultado da cirugia foi muito satisfatório uma vez que, mesmo sem estarem opticamente corrigidos, 83 olhos (70,3%) apresentaram uma AV no pós-operatório superior ou igual a 3/10. A média da AV no pré-operatório foi de 0.07 passando para 0.34 no pós-operatório (p<0.001). É muito importante o trabalho em equipa entre o Oftalmologista e o Ortoptista, pois são os doentes que mais irão beneficiar com esta perfeita simbiose.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1Wu4qGf7TtETJY9vkj9yCPdS9IQy1o_qC/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro