Informação da Publicação

Título O Impacto Do Acordo De Cooperação Cambial Entre Cabo Verde E Portugal Na Economia Cabo-verdiana
Autor(es)
Palavras-chave
cabo verde
economia
euro
acordo de cooperação cambial
Data 2018
Resumo
Com o presente trabalho científico, elaborado no âmbito da conclusão do Curso de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, pretendeu-se analisar o impacto do Acordo de Cooperação Cambial entre Portugal e Cabo Verde na economia cabo-verdiana. Trata-se de um estudo eminentemente monográfico em que se seguiu os princípios de uma pesquisa descritiva.
Para a sua realização baseou-se, essencialmente, na análise de documentos e estudos produzidos sobre o assunto em causa. Adicionalmente, como forma de reforçar as conclusões do estudo, realizou-se um pequeno estudo quantitativo e empírico, em que se aplicou um questionário à uma amostra constituída por 10 pessoas, nomeadamente docentes e especialistas da área.
De um modo geral, pode-se afirmar que, a implementação do referido acordo foi uma grande iniciativa pois, sendo Cabo Verde detentor de uma economia pequena, aberta e extremamente dependente do exterior, precisava inserir-se em espaços económicos dinâmicos, como por exemplo a Zona Euro e, para isso, houve a necessidade de introduzir algum fator de credibilidade e confiança na sua economia. Assim, tendo em conta que credibilizar a moeda cabo-verdiana poderia ser uma via para se alcançar tal feito, a 13 de março de 1998, Cabo Verde assinou um acordo com Portugal que proclama o estabelecimento de uma paridade fixa entre as moedas dos referidos países. Os dados do estudo, nomeadamente dos indicadores macroeconómicos abordados, ressaltam o impacto positivo do acordo em termos de reservas cambiais, disciplina orçamental e estabilidade sociopolítica.
Não obstante o crescimento da economia, o estudo veio a demonstrar, ainda, a sua vulnerabilidade pois, sendo uma pequena economia aberta, continua exposta aos choques externos. Portanto, a eliminação da pobreza, a reconstrução de reservas orçamentais, a adoção de melhorias no turismo e criação de mercados de trabalho mais flexíveis deverão ser vistos como medidas prioritárias no que toca o crescimento e desenvolvimento de Cabo Verde.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/18Nr4RwAHqmIPeUkvezBZSCtv4nI75QGx/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro