Informação da Publicação

Título Aterro Sanitário em São Vicente para Deposição Final dos Resíduos Sólidos Urbanos. Uma Alternativa Com Benefícios Energéticos
Autor(es)
Palavras-chave
resíduos sólidos urbanos
aterro sanitário
biogás
energia elétrica
Data 2018
Resumo
Os Resíduos Sólidos Urbanos, RSU’s, são um problema de âmbito mundial, o seu destino final pode trazer impactes ambientais negativos se a sua deposição for efetuada de forma inadequada. As emissões de gases de efeito estufa (GEE), provenientes dos resíduos sólidos, tornaram-se preocupantes, correspondem a quase 5% do total, a nível global de emissões. Mostra-se urgente a apresentação de soluções para a mitigação destes impactes e alternativas para o aproveitamento energético.
O aterro sanitário representa uma das formas mais adequadas de deposição final para grandes volumes de lixo, por reduzir consideravelmente os danos ambientais e porque traz uma possibilidade de aproveitamento energético do biogás gerado. O uso do biogás para produção de energia elétrica contribui para um aumento da oferta e da diversificação da matriz elétrica, e ainda reduz significativamente a emissão de gases intensificadores do efeito estufa.
O presente trabalho aborda a problemática ambiental originada pela má gestão dos resíduos sólidos urbanos em Cabo Verde, mais precisamente na ilha de São Vicente e pretende apresentar uma alternativa para a deposição final desses resíduos bem como o seu aproveitamento energético. A solução apresentada passa pela construção de um aterro sanitário, na ilha de São Vicente, com condições técnicas apropriadas para o aproveitamento do biogás produzido.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1hKP6Tiy1US1W60jBigLGBMzesrjvo8Ib/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro