Informação da Publicação

Título Aquecimento de água sanitária através de energia solar térmica: caso de estudo - Internato de Porto Novo
Autor(es)
Palavras-chave
energia solar térmica
dimensionamento
avaliação financeira
Data 2018
Resumo
Com os problemas ambientais que são visíveis neste momento, o Governo e toda a sociedade está mais atenta as energias renováveis, visto que, é considerado como a salvação do nosso planeta porque polui muito menos em comparação com as fontes convencionais e é uma energia gratuita.
Com isso, o investimento em energias renováveis para uma minimização dos custos de energia e também para uma redução da poluição torna-se extremamente importante, ainda mais para um país onde não existe recursos petrolíferos. Levando em conta todos esses fatores, o presente trabalho tem como objetivo dimensionar um sistema solar térmico e avaliar financeiramente o impacto do uso dos coletores solares térmicos em detrimento dos aquecedores elétricos.
Este dimensionamento e o seu impacto serão avaliados, especificamente para o Internato de Porto Novo, na ilha de Santo Antão, cuja as características de operação e consumo são bastantes especiais devido há grande diversidade de serviços oferecidos. Com os dados recolhidos no IPN, traçou-se o perfil de consumo do Internato, avaliou-se o impacto em três cenários diferentes (primeiro cenário com (60%) de fração solar, segundo cenário com (75%) de fração solar e por último o terceiro cenário com (85%) de fração solar), daí a escolha de investir em coletores solares térmicos, em vez dos aquecedores elétricos para o aquecimento da água sanitária.
Esta avaliação, foi feita recorrendo-se a um software adequado, que analisou a economia gerada para o Internato. Depois de feitos os cenários, analisou-se e escolheu-se o melhor cenário, com base nos indicadores económicos.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1y2AWl87eAjO-SpdcK6uvETfQgEZ9ARZn/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro