Informação da Publicação

Título Cidadania e Desenvolvimento em Cabo Verde
Autor(es)
Palavras-chave
cidadania ativa
desenvolvimento
participação política
governança
Data 2018
Resumo
A cidadania é um conceito versátil que tem vindo a ganhar novos contornos, acompanhando as dinâmicas sociais ao longo do tempo e interferindo de maneira positiva no desenvolvimento de muitos países.
O presente trabalho pretende analisar o contributo da cidadania no desenvolvimento de Cabo Verde.
Da pesquisa efetuada, tivemos a perceção de que a cidadania ativa em Cabo Verde ainda não é uma realidade observada. A população participa muito pouco no processo de desenvolvimento do país, não se sente uma sociedade dinâmica, pujante. Embora ainda persista alguns fatores que possam condicionar um maior envolvimento cívico dos cidadãos, como a pobreza, as desigualdades sociais, existência de muitas famílias monoparentais chefiadas por mulheres, entre outas, que constituem freios da dinâmica social. Contudo, tem-se registado alguns progressos no despertar da consciência coletiva para um maior dinamismo social criando, desta feita, condições para uma real cidadania ativa.
A cidadania pressupõe direitos e deveres. Não se pode falar numa sociedade sã caso não se observar o exercício dos direitos dos cidadãos e os deveres para com o Estado. Tão- pouco se pode referir a esta sociedade como estando engajada na resolução dos problemas comuns visando o bem-estar coletivo.
Participar no desenvolvimento de um país é dever de todos, homens e mulheres.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito