Informação da Publicação

Título Aleitamento materno exclusivo: conhecimentos e práticas das mães de crianças inscritas na consulta de desenvolvimento infantil no Centro de saúde de Ribeirinha
Autor(es)
Palavras-chave
amamentação
aleitamento materno
vantagens aleitamento materno
intervenções de enfermagem
Data 2017
Resumo
O AME é uma prática que contribui para melhorar os indicadores de saúde tanto para a criança quanto para a mulher prevenindo inúmeras doenças ao binómio mãe, filho. Por essa razão esse estudo teve por objetivo averiguar os conhecimentos e as praticas das mães inscritas nas consultas de desenvolvimento do centro de saúde de ribeirinha sobre o aleitamento materno exclusivo.
Nessa pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa, descritivo tendo usado como instrumento de recolha de dados um questionário, aplicado a vinte e quatro nutrizes com crianças que já haviam completado os seis meses de idade.
Os resultados demonstraram que as mães do centro de saúde da ribeirinha possuem alguns conhecimentos teóricos sobre o aleitamento materno exclusivo, mas não dominam a pratica corretamente, pois de acordo com os dados (62,50%) afirma praticar o aleitamento materno exclusivo, mas oferece água a criança o que demonstra descrença no poder nutricional do leite materno, e (37,50%) confessa não ter praticado AME.
Concluiu-se que o enfermeiro deverá fazer uma reflexão perante esses resultados e reavaliar as suas intervenções na promoção do AME, dando igual importância tanto a sensibilização, quanto a transmissão de competências praticas.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1CsIS8oZD9Arvs2-H6IvotFQDXtQ6CIOH/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro