Informação da Publicação

Título Medidas de Segurança em Razão da Anomalia Psíquica na Cadeia Central de São Vicente: Proposta de Criação de uma Ala Psiquiátrica
Autor(es)
Palavras-chave
Saúde Mental
Sistema Prisional
Inimputabilidade
Reabilitação
Medidas de Segurança
Data 2025
Resumo
Este trabalho investiga a intersecção entre saúde mental e o sistema prisional, com ênfase na proposta de criação de uma ala psiquiátrica na Cadeia Central de São Vicente.
A pesquisa analisa a evolução histórica e legislativa da saúde mental no sistema penal, evidenciando as falhas e os desafios enfrentados pelos reclusos, que muitas vezes sofrem com transtornos mentais não tratados, como depressão, ansiedade e esquizofrenia. Por meio das informações recolhidas revelaram uma alta prevalência de transtornos mentais na população carcerária e destacaram a urgência de um espaço especializado para tratamento, que poderia melhorar significativamente a saúde mental dos reclusos e reduzir comportamentos agressivos. Neste sentido, a proposta de uma ala psiquiátrica é apresentada como uma solução necessária, não apenas para atender às necessidades de saúde dos reclusos, mas também para facilitar sua reintegração social.
O trabalho conclui que a implementação dessa ala deve ser uma prioridade nas políticas de saúde pública, reforçando a importância de uma abordagem humana e interdisciplinar, que respeite os direitos dos indivíduos e promova um sistema penitenciário mais eficaz.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/18dFBrEYbyBDM2mZGzDUHhOe4LYw3ImWz/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro