Informação da Publicação

Título Importância da alimentação saudável na primeira infância para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis: Na perspetiva das mães inscritas no centro de saúde de Bela Vista
Autor(es)
Palavras-chave
Alimentação Saudável
Doenças Crónicas Não Transmissíveis
Primeira Infância
Data 2025
Resumo
A alimentação saudável na primeira infância é aquela que oferece alimentos essenciais para o desenvolvimento físico e mental da criança, contribuindo para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, como diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade.
O objetivo desta pesquisa é analisar a perceção das mães inscritas no Centro de Saúde de Bela Vista sobre a importância da alimentação saudável na primeira infância para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis.
Adotou-se uma metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, com abordagem fenomelógica e transversal. O estudo contou com a participação de oito mães inscritas no centro de saúde de Bela Vista, e as informações coletadas por meio de entrevista semiestruturada, analisadas com a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). O guião de entrevista utilizado, elaborado e validado para este estudo.
Ficou demonstrado que as mães têm a perceção da importância da alimentação saudável na primeira infância para prevenir as doenças crònicas não transmissíveis. Uma alimentação saudável na primeira infância garante o desenvolvimento da criança, porque nessa fase ela inicia o seu processo de desenvolvimento e aquisição de hábitos alimentares.
Os resultados do estudo demonstram que as mães são jovens e solteiras com bom nível de escolaridade. Todas referiram que a alimentação saudável é consumir alimentos naturais e variados, como, frutas, legumes, verduras. As mães afirmaram que há uma relação entre a alimentação saudável e o desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis. As mães ressaltam que é importante ter uma boa alimentação na primeira infância, pois ela contribui para a prevenção de doenças e ajuda no desenvolvimento da criança. Todas as mães disseram que o colesterol, a diabetes, a hipertensão, são as principais doenças crónicas não transmissíveis. Elas disseram que os alimentos açucarados e os salgados são os mais prejudiciais para a saúde das crianças. As mães mencionaram que os alimentos gordurosos e os fast food são prejudiciais para o desenvolvimento saudável das crianças e fazem de tudo para lhes conceder alimentos saudáveis.
A pesquisa demonstrou que as mães têm a perceção que há uma relação direta entre a alimentação saudável e as doenças crónicas não transmissíveis e é importante fazer outros estudos para identificar o tipo de alimento e as doenças crónicas não transmissíveis prevalentes em crianças em São Vicente.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL https://drive.google.com/file/d/1ekvIAXtV2J4XYhxlSAZSUaQtNWvEh5sV/view?usp=sharing
URL_Anexo
Ficheiro