Informação da Publicação

Título Caracterização psicológica dos reclusos condenados por abuso sexual contra crianças e adolescentes menores de 13 anos: Um estudo de caso realizado na Cadeia Central de São Vicente
Autor(es)
Palavras-chave
Caracterização psicológica
Abuso sexual
Crianças e adolescentes
Reclusos
Crime sexual
Data 2025
Resumo
O abuso sexual de menores é um problema de saúde pública que afeta não só as vítimas, como também os agressores e os familiares envolvidos. Trata-se de um tema que requer atenção, no sentido de promover a realização de estudos que possibilitem o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção sobre esta problemática, com o objetivo de atenuar os seus impactos nas sociedades.
O presente trabalho consiste numa investigação académica realizada no âmbito da conclusão do curso de Licenciatura em Psicologia, cujo principal objetivo é analisar as características psicológicas dos reclusos condenados por abuso sexual de crianças e adolescentes com menos de 13 anos.
Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com recurso à técnica de entrevista, dirigida a reclusos condenados por este tipo de crime e aos profissionais de saúde mental que os acompanham.
Os dados obtidos permitiram constatar que, em diversos aspetos, os participantes deste estudo apresentam características que, à primeira vista, não os distinguem significativamente de indivíduos que não cometeram crimes desta natureza. Tal constatação evidencia a dificuldade na identificação de potenciais agressores, reforçando a necessidade de programas de sensibilização comunitária e de intervenções psicossociais específicas junto a esta população prisional, com vista à prevenção da reincidência.
Tipo Monografia Licenciatura - Monografia
URL_Anexo Acesso Restrito